Avantasia_Espaço_das_Americas_Tobias_Sammet

A relação do público brasileiro com o vertente “melódica” do heavy metal sempre foi das mais impressionantes. Um bom público, shows sempre animados com a plateia daqui sempre dando um espetáculo a parte em animação, cantorias e tudo mais. Então quando o Avantasia, um projeto que reúne grandes nomes do heavy metal em geral e até alguns de fora, resolve gravar um DVD por que não fazê-lo exatamente aqui?

E isso foi o que aconteceu no último domingo no Espaço das Américas em São Paulo. Encerrando a primeira perna da turnê de divulgação do disco “Ghostlights”, Tobias Sammet trouxe o Avantasia com Oliver Hartmann, Sascha Paeth, Miro Rodenberg, Felix Bohnke e Andre Neigenfind. E como vocalistas convidados: Michael Kiske, Amanda Sommervile, Eric Martin, Ronnie Atkins, Herbie Langhans e Jorn Lande.

Antes do show em si, a banda subiu ao palco para a gravação do vídeo da canção “Draconian Love”. Três vezes a música foi executada para a captura de diversos momentos a serem usados na edição final do material ainda sem data de lançamento.

Uma pequena pausa e o grupo retornou para o show e então, gravação do DVD ao vivo no país em um show de mais de 3 horas onde todo o talento de Tobias Sammet é comprovado, seja nas letras e melodias marcantes ou  nos arranjos como em ser um excelente frontman gutando a apresentação com diversas interações com o público, desde as mais manjadas de “amamos vocês” até as improvisadas como quando a casa inteira entoou um coro de “7×1, 7×1” ao ver uma bandeira meia Alemanha, meia Brasil ser exibida no palco e ele, após entender o significado saiu-se muito bem sobre fazendo todos rir mais ainda.

A paixão brasileira pelo estilo também se mostrou em todas as demonstrações de afeto para com Michael Kiske. Esse, considerado por todos praticamente uma lenda do vocal que definiu modelos seguidos até hoje por muitas bandas, ainda possui um vocal impressionante como nos velhos tempos de Helloween levando todos a ovacioná-lo diversas vezes.

Nenhum dos outros vocalistas deixou de dar o seu show a parte. Desde Herbie Langhans demonstrando diferentes vocais do que estamos acostumados a ver dele, a empolgante energia de Ronnie Atkins, além do sempre impressionante Jorn Lande e do carisma de Amanda Sommervile. Porém vale destacar Eric Martin cantando partes de diversos outros vocalistas e em um estilo completamente diferente do que todos conhecem dele com o Mr. Big. Vê-lo nos vocais em canções diferentes das interpretadas em 2013 demonstrou novamente uma grande versatilidade de sua parte.

Claro, que o público brasileiro deu sua parte ao espetáculo. Ainda que o tempo de show seja longo, as músicas foram bem organizadas de modo que a animação sequer chegou a diminuir, talvez um pouco pelo calor bem no meio da pista, o que não impediu a grande maioria de mostrar saber todas as letras e se empolgar a cada pedido da banda, de aplaudir e puxar coros e coreografias fosse na antiga “Farewell” ou no maior hit do Avantasia, a canção “Lost In Space”.

E para fechar a noite, todos juntos no palco devidamente apresentados por Tobias e ovacionados, fecham o setlist com  “Sign Of The Cross/The Seven Angels” em grande estilo uma noite que, foi eternizada em gravação e em breve poderá ser conferida por aqueles que não puderam ir e provavelmente, ao ver o resultado, não hesitarão em uma próxima apresentação da Metal Opera.

Setlist Avantasia – Espaço das Américas

Intro: Also Sprach Zarathustra (de Richard Strauss, tema de “2001: Uma Odisseia no Espaço”)
Mystery Of A Blood Red Rose
Ghostlights (com Michael Kiske)
Invoke The Machine (com Ronnie Atkins)
Unchain The Light (com Ronnie Atkins e Michael Kiske)
The Watchmakers’ Dream (com Oliver Hartmann)
The Scarecrow (com Jørn Lande)
Lucifer (com Jørn Lande)
What’s Left Of Me (com Eric Martin)
The Wicked Symphony (com Jørn Lande, Herbie Langhans, Eric Martin, Amanda Somerville e Oliver Hartmann)
Draconian Love (com Herbie Langhans)
Farewell (com Amanda Somerville and Michael Kiske)
Stargazers (com Jørn Lande, Ronnie Atkins, Michael Kiske e Oliver Hartmann)
Shelter From The Rain (com Michael Kiske e Amanda Somerville)
Let The Storm Descend Upon You (com Jørn Lande e Ronnie Atkins)
Promised Land (com Jørn Lande)
Prelude
Reach Out For The Light (com Michael Kiske)
Avantasia (com Michael Kiske)
Twisted Mind (com Ronnie Atkins e Eric Martin)
The Great Mystery (com Eric Martin)
Dying for An Angel (com Eric Martin)
The Story Ain’t Over

Bis:

Lost in Space (com Amanda Somerville)
Sign of the Cross / The Seven Angels (todos no palco)