Chamar um show de Joe Satriani de “aula de guitarra” pode soar como uma babação de ovo exagerada com aquele que é um dos melhores guitarristas da história como também uma certa ironia já que além de um exímio músico com uma extensa carreira, ele foi professor de não só um como vários grandes guitarristas como Steve Vai, Kirk Hammett (Metallica), Larry LaLonde (Primus) e Alex Skolnick (Testament).

Mesmo assim seu show serve como um modelo de “aula” até para músicos já que Satriani consegue, ao longo de duas horas, apresentar um belo resumo de sua carreira, divulgar seu recente lançamento “Shockwave Supernova” entretendo o público sem tornar a noite numa demonstração de ego e técnica como shows instrumentais podem acabar se tornando quando o artista se deixa levar pela técnica ao invés da emoção ao tocar, por sorte esse não é o caso aqui.

Da abertura com a faixa título de seu último disco até o final com “Surfing With The Alien”, Satriani interage com o público, faz caras e bocas sozinho ou em duelos com Mike Kennealy e pede a interação da plateia como a sensacional “Crowd Chant”, gravada originalmente em estúdio com amigos fazendo os corais de público e que se tornou uma presença obrigatória de seu show nos últimos dez anos. E mesmo sem pedir, o público se empolga e participa como ao cantar parte do tema da belíssima “Always With Me, Always With You”.

Até mesmo os solos de sua banda acabam soando únicos, desde um medley com clássicos do rock durante o solo de Bryan Beller no baixo até sua “ajuda” durante o solo de bateria de Marco Minnemann onde um dos pratos acabou por se soltar, fazendo o músico ter que mudar o que iria fazer até receber ajuda do próprio Satriani que foi segurar o pedestal por um breve momento.

É essa espontaniedade e emoção que não torna a apresentação de Satriani enfadonha e milimetricamente calculada. Você pode retornar a um show dele quantas vezes for e sair de lá satisfeito e empolgado e com a certeza que sem música, realmente a vida é um erro.

Setlist:

Intro
Shockwave Supernova
Flying in a Blue Dream
Ice 9
Crystal Planet
On Peregrine Wings
Friends
If I Could Fly
Butterfly and Zebra
Cataclysmic
Summer Song
Mike Minnemann – Drum Solo
Crazy Joey
Mike Kennealy – Keyboard Solo
Luminous Flesh Giants
Always With Me, Always With You
Bryan Beller – Bass Solo com Medley (Deep Purple, AC/DC, Jimi Hendrix)
Crowd Chant
Satch Boogie

Bis:
Big Bad Moon
Surfing With the Alien