baianasystem_nacaozumbi

É no clima de celebração espiritual, dia 02 de fevereiro – Dia de Iemanjá, que ocorre o lançamento da parceria entre BaianaSystem e Nação Zumbi: “Alfazema”.

O encontro entres os dois grupos, tantas vezes imaginado pelos fãs, já era uma vontade antiga dos músicos e chega no clima de renovação dos caminhos em 2018.

 “Alfazema em Salvador. Lavanda em Recife. E a síntese de duas potências que se admiram e se misturam em harmonia”, afirma Pupillo, que assume a produção musical do single que pode ser conferido no Spotify e demais plataformas de streaming.

O título da faixa evoca o tão lembrado aroma da lavanda, conhecido por quem já viu o desfile do Afoxé Filhos de Gandhy e popularizado nos carnavais de rua de antigamente. São cenas com cheiro, flashs da folia.

“Essa faixa parte de um simbolismo feminino e remete às boas memórias.  Alfazema eleva, alivia. É essa sensação de lembranças… do cheiro do carnaval de rua, associado ao ato de benzer, de envolver em proteção”, explica Roberto Barreto, responsável pela guitarra baiana no BaianaSystem.