Foto: Fernando Marchetti

A multi-intrumentista Tuany lançou nesta quarta o vídeo para a faixa ‘Pássaros’, seu recente single lançado nas plataformas de streaming no último dia 11. A canção reflete o momento da carreira da artista no qual ela busca o seu “lugar ao sol”, o espaço no cenário nacional para sua MPB rock repleta de profundidade, após mais de 10 anos trabalhando com música independente.

Tuany foi construindo uma conexão bonita e genuína com o público que a acompanha nas principais plataformas nesses anos. A inspiração para a nova canção veio, inclusive, de uma interação com seus fãs no Instagram, onde frequentemente propõe desafios de composição. “No começo de 2024, um seguidor me sugeriu o tema pássaros, e eu quis escrever sobre o que eles representam pra mim, que é essa liberdade de voar para onde quiser e construir o seu ninho, independente das circunstâncias, além de procurar sempre o seu bando e se tornar fiel a ele, criando como que uma família”, explica.

A faixa traz, agora, a jornada após o voo inicial, que busca encontrar seu lugar em si mesma e no mundo. “Essa música questiona se é possível enganar a dor. Será que depois da metamorfose, estou pronta pra voar em bando e, finalmente, encontrar meu lugar no mundo?”, reflete. “Sonoramente, eu a sinto cada vez mais autêntica. Todas as músicas dessa nova fase carregam todas as minhas influências, mas deixando bem claro a linguagem da MPB e do rock, que se encontram e criam uma fusão única no som”, destaca a artista que conta com o respaldo do selo Angorá Music/Warner Chappell, produção musical de MaBê e direção artística de Marcos Bohrer.

Como em todas suas produções, Tuany coloca a ‘mão na massa’ e apresenta um clipe gravado e produzido por ela mesma, dessa vez com uso de tsurus – origami em forma de pássaro –, utilizado para representar o animal com mais poesia e delicadeza. “Gravamos com celular e com uma câmera mais antiga, buscando o melhor resultado possível com os equipamentos que temos em mãos. Fiz todos os tsurus que são usados no clipe, e gravamos em um parque perto da minha casa. A ideia era trazer essa narrativa da vida de um pássaro, sendo representada por mim e pelos tsurus”, explica.

Assista: