Foto: Yuri Murakami

Após uma série de apresentações pelo continente, o System of a Down encerrou a Wake Up! South America Stadium Tour com uma apresentação histórica diante de 70mil fãs no Autódromo de Interlagos. Desde o início da série de shows pelo continente, a ansiedade a cada show crescia entre os fãs devido aos vídeos e comentários postados nas redes sociais. No Brasil, o grupo fez shows em Curitiba e Rio de Janeiro além de também ter se apresentado em duas datas em outro local de São Paulo, o Allianz Parque em São Paulo, todas esgotadas.

Com tamanha expectativa, o grupo chegou ao Autódromo para um dos maiores públicos de sua carreira em uma noite que marcou toda uma geração de fãs além da própria banda. Sem passar pelo Brasil desde 2015, o System of a Down encontrou uma legião de fãs que dessa vez puderam comparecer ao seu show, além de antigos que estiveram tanto em 2015 como em 2011. Levando sua própria pirotecnia na forma de sinalizadores, a plateia fez seu show à parte em uma noite incendiária.

Ao longo de 38 canções, um dos maiores setlists que a banda já apresentou em sua carreira, o System of a Down  entregou uma série de hits em sequência, com os músicos surpresos pela reação da plateia que ou abriam dezenas de rodas pelo local ou acendiam sinalizadores até o épico final em Toxicity e Sugar, onde o local todo foi tomado pela luz e fumaça vermelha enquanto o mar de pessoas se movimentava de forma caótica pela pista em Interlagos. Particularmente empolgado, o guitarrista Daron Malakian interagia por diversos momentos com o público com piadas e até mini covers de canções como ‘Careless Whisper’ em intro de canções ou dedicando ‘Cigaro’ a todos os profissionais envolvidos na produção da turnê, dos seguranças aos técnicos, montadores e staff locais.

Mesmo sendo um termo regularmente utilizado sobre shows, catarse acaba por ser a palavra correta que define a noite em Interlagos. Através da arte, da música nesse caso, uma geração inteira pode expiar diversas emoções reprimidas, seja o desejo de finalmente ver ao vivo canções que significam algo para elas como algo que só sentiam e não sabiam como se expressar e ali entre sinalizadores, fumaça, rodas e lágrimas com outras pessoas, elas puderam compreender o real sentido de que sem música, a vida é um erro. Mesmo que o Brasil seja um grande palco de grandes apresentações da história da música, o show do System of a Down em Interlagos não só pode como deve entrar no ranking dos mais impressionantes já feitos por um artista em terras brasileiras.

AFI e Ego Kill Talent

Antes do grupo subir ao palco, o público que foi chegando ao local ao longo da noite encontrou as bandas Ego Kill Talent e AFI na abertura. Para o show do grupo norte-americano, muitos fãs fizeram questão de chegar mais cedo ao autódromo para conferir a apresentação, já que a banda não vinha ao país desde 2014, quando se apresentou no Lollapalooza, em sua primeira edição no local. Já a Ego Kill Talent encontrou fãs presentes, mas não em grande quantidade, não só pelo horário como pelo fato que muitas pessoas relatam nas redes sociais que estão saturadas de ver o grupo em tantas aberturas de turnês, não se esforçando tanto para chegar ao local antecipadamente.

Confira abaixo fotos e o setlist de cada banda:

Ego Kill Talent

Setlist

We Move as One
Lifeporn
Call Us by Her Name
Need No One to Dance
Never Fading Light (participação de Jean Patton)
Reflecting Love (participação de Jean Patton)
When It Comes
Just for the Likes
Finding Freedom
Last Ride

AFI

Setlist

Girl’s Not Grey
End Transmission
Love Like Winter
Begging for Trouble
Beautiful Thieves
The Leaving Song Pt. II
The Conductor
So Beneath You
17 Crimes
Get Dark
Escape From Los Angeles
I Hope You Suffer
The Days of the Phoenix
Silver and Cold
Miss Murder

System of a Down

Setlist:

X
Attack
Suite-Pee
Prison Song
Violent Pornography
Aerials
Mr. Jack
I-E-A-I-A-I-O
Genocidal Humanoidz
A.D.D.
Play Video
36
Pictures
Highway Song
Needles
Deer Dance
Soldier Side – Intro
Soldier Side
B.Y.O.B.
Radio/Video
Bubbles
Dreaming
Hypnotize
ATWA
Bounce
Suggestions
Psycho
Chop Suey!
Lost in Hollywood
Lonely Day
Streamline
Mind
Spiders
Forest
Cigaro
War?
Roulette
Toxicity
Sugar