
Foto: Lampejo Filmes
Em meio a tempos de consumo e produções tão imediatistas, há canções que amadurecem com o cuidado e o esmero que só o tempo pode oferecer. “Praia Azul”, novo single do cantor, compositor e poeta carioca Lemuriano, com a parceria da cantora Tuca Mei, é dessas que carregam história. Com lançamento nesta sexta-feira (21), a faixa chega acompanhada de um clipe oficial no YouTube, explorando os sentimentos de desconexão, amor e despedida que permeiam a letra.
“Levamos dez anos para terminar Praia Azul e isso me enche de orgulho. Cada etapa de maturação foi importante, e a música tem um pouco de todos os membros da banda”, revela Lemuriano, que explica que a composição começou quando tinha apenas 14 anos, e só foi finalizada uma década depois, agora aos 24. “Essa música tem claramente duas fases na lírica: uma do garoto de 14 anos e outra do homem de 24”, completa.
A demo original, gravada apenas com voz e ukulelê, ganhou novos contornos com o envolvimento da banda e, mais tarde, com a chegada de Tuca Mei, cuja voz trouxe novas camadas emocionais à canção. “Quando mostrei Praia Azul pra Tuca, ela acabou ficando com a música na cabeça. Quando cantou pra mim, descobrimos juntos que ela era, na verdade, um dueto”, lembra o cantor.
“Praia Azul” reflete sobre as rupturas e ressentimentos de um relacionamento que se despede sem muitas palavras, mas deixa seus ecos. “É uma tentativa de me colocar no lugar do outro, uma forma de empatia por quem um dia amei”, diz Lemuriano. A canção mistura influências do pop folk, soft rock e dream pop, com arranjos etéreos e vocais espaçados que remetem ao movimento das ondas. “Adorei ela ter elementos de mar evidentes, pois se conectam com a minha música e sonoridade como artista”, comenta Tuca Mei.
O clipe, dirigido pela Lampejo Filmes, foi gravado entre a casa de Tuca Mei e a Praia do Diabo, no Rio de Janeiro, simbolizando o contraste entre os momentos felizes e a ruptura. “Queríamos que a casa representasse o lugar da felicidade do casal, e a praia o momento de separação. Mas uma parte de mim fica com a Tuca e uma parte dela fica comigo”, conta Lemuriano. A dupla ainda teve aulas de teatro com o ator Pedro Saeys para dar mais profundidade às atuações. “Buscamos trazer a reflexão: se vocês são tão felizes, por que se separaram? A intenção era provocar esse tipo de questionamento”, completa.
Com essa parceria, os artistas consolidam a conexão entre Lemuriano e Tuca Mei, que vêm dividindo palcos e criações desde junho de 2025. “Sinto que estou realizando um sonho do Gabriel criança, como se fosse um pai ajudando um filho a alcançar um objetivo”, afirma Lemuriano, emocionado. Já Tuca celebra o encontro com entusiasmo: “Eu me sinto muito feliz com essa parceria! Colocamos muita energia nesse trabalho e espero que venham novas criações”, finaliza.

