Clara Ianni, Openings, 2022

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, de 6 de fevereiro a 22 de março, a Sala de Vídeo: Clara Ianni, que exibe a videoinstalação Openings (2022). Na obra, a artista organiza uma sequência de aberturas de filmes educativos sobre a América Latina produzidos pelos Estúdios Walt Disney, articulando convenções da indústria cultural, do entretenimento, da pedagogia, da política e da economia.

A mostra inaugura o ciclo Histórias latino-americanas e é a única monográfica dedicada a uma artista brasileira no programa anual. “O Brasil também é América Latina. Apesar do distanciamento cultural e da ideia ainda recorrente de que a América Latina se limita aos países de língua espanhola, a presença de uma artista brasileira nesse ciclo curatorial afirma esse pertencimento”, explica Daniela Rodrigues, supervisora de mediação e programas públicos, MASP, e curadora da sala de vídeo.

Os filmes apropriados pela artista foram produzidos no contexto da política da Boa Vizinhança, adotada pelos Estados Unidos ao longo do século XX para estreitar relações diplomáticas com países da América Latina. Desenvolvidos por uma agência criada para promover a cooperação interamericana, esses documentários pedagógicos, voltados ao público infantil, buscavam representar nações latino-americanas no cinema, ao mesmo tempo que as enquadravam em estereótipos e construíam imaginários distantes de suas realidades.

Em Openings, os trechos selecionados evidenciam mensagens incorporadas a essas produções, como “Good Neighbor Family” [Família dos bons vizinhos] e “Health for the Americas” [Saúde para as Américas].

O vídeo combina animações dos Estúdios Walt Disney com registros de viagens amadoras produzidos por corporações norte-americanas envolvidas em atividades extrativistas na região. Essas produções recorriam ao uso de imagens recicladas, articulando diferentes matrizes visuais na construção de narrativas pedagógicas. Com curadoria de Daniela Rodrigues, a sala de vídeo apresenta a obra em uma tela de projeção que remete aos outdoors, em referência aos dispositivos de propaganda associados ao cinema norte-americano.

Sala de Vídeo: Clara Ianni é a primeira exibição de 2026 no MASP, que, ao longo do ano, incluirá mostras audiovisuais de Oscar Muñoz, Regina José Galindo, Claudia Martínez Garay e Edgar Calel. A Sala de Vídeo integra a programação anual do MASP dedicada às Histórias latino-americanas.

Informações:

Sala de Vídeo: Clara Ianni

6.2 — 22.3.26

Curadoria: Daniela Rodrigues, supervisora de mediação, MASP

Edifício Lina Bo Bardi, 2° subsolo
MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo, SP 01310-200

Telefone: (11) 3149-5959

Horários: terças grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta e quinta das 10h às 18h

(entrada até as 17h); sexta das 10h às 21h (entrada gratuita das 18h às 20h30); sábado e

domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas.

Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos

Ingressos: R$ 75 (entrada); R$ 37 (meia-entrada)