
Foto: Pedro Napolitano Prata
Após a sua reabertura no Largo Páteo do Colégio, no Centro Histórico de São Paulo, mais de 100 mil visitantes passaram pelo Museu das Favelas. Este número é baseado a partir de relatos das pessoas que afirmam ser a primeira vez que visitam o local (89,3%), sendo 68% da capital paulista e 32% são turistas de outras cidades, estados ou países.
A sede, que antes abrigava a Secretaria da Justiça e Cidadania, mudou-se para a região central de São Paulo com o intuito de democratizar o acesso à arte e à cultura periférica. O público é composto majoritariamente por pessoas negras (59%). A faixa-etária varia de 18 a 45 anos, sendo 18,3% de 18 a 25 anos, 24,4% de 25 a 35 anos e 19,3% de 35 a 45 anos. E em relação à escolaridade, 36,5% concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e 37,8% possuem Ensino Superior.
Um dos destaques desde a mudança do museu foi a exposição ‘Racionais MC’s: O Quinto Elemento’, que traz a origem, trajetória e o universo criativo de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, com curadoria de Eliane Dias e co-curadoria de Jairo Malta, o rapper Vitinho RB e André Caramante. Além disso, mensalmente a instituição promove uma rica programação cultural com atividades para todos os públicos.
Museu das Favelas
Local: Largo Páteo do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo – SP
Entrada Gratuita, de terça a domingo, das 10h às 17h
É necessário a retirada de ingresso antecipado no Sympla ou na recepção, sujeito a lotação.