petshopboys-1200x600 joseph sinclair

Em turnê de divulgação do disco “Super”, lançado nesse ano, o duo Pet Shop Boys retornou ao país para uma série de shows que incluíram uma passagem pelo Rock In Rio e também na capital paulista.

Marcado por uma forte nostalgia dos presentes, que em sua maioria estavam na faixa acima dos 30 anos, o show teve início com a recente faixa “Inner Sanctum” e um belo palco com diversos efeitos de luzes e lasers que deu um forte apelo visual à apresentação. Porém o show aparentemente demorou a pegar um ritmo entre os fãs que não estavam familiarizados com o novo trabalho e somente por volta da faixa “New York City Boy” começaram a demonstrar mais animação, exceto os mais ávidos e colados no palco.

Muitas bandas da década de 80 acabam por sofrer um pouco com isso. Os fãs brasileiros tem em sua memória grandes clássicos dessa e da década seguinte mas, mesmo com toda a tecnologia disponível, não se familiarizam com os novos lançamentos dos grupos. Esse fato, que é muito comum com algumas bandas de rock e heavy metal, também ocorre com alguns artistas pop. Dessa forma a plateia reagiu melhor a segunda metade do show que até o bis teve canções como “West End Girls”, “It’s a Sin” e “Go West”, que contou com uma bela cenografia especial para a canção.

Mas nessa altura, com uma sequência de clássicos, o bis terminou por selar a alegria com “Domino Dancing” e “Always on My Mind” fazendo com que o ritmo do show fosse crescendo até um final apoteótico. Houveram muitos fãs que lamentaram a não execução de “Being Boring”, mas nem sempre todas as canções queridas são executadas.

Para finalizar, o grupo repetiu a faixa “The Pop Kids” de seu recente disco enquanto diversos fãs já iam se retirando do local devido ao show ter ocorrido durante a semana e terminado próximo ao encerramento das principais formas de transporte público.

Não se pode dizer que esse tenha sido um show fraco, talvez apenas a dinâmica e a ordem das canções acabaram por criar um ritmo de apresentação que somente da metade para frente pareceu empolgar boa parte das pessoas. Claro que os fãs mais fervorosos do grupo não se importaram com isso e puderam se divertir.

Setlist Pet Shop Boys

Inner Sanctum
Opportunities (Let’s Make Lots of Money)
The Pop Kids
In the Night
Burn
Love Is a Bourgeois Construct
New York City Boy
Se A Vida É (That’s The Way Life Is)
Love Comes Quickly
Love Etc.
The Dictator Decides
Inside a Dream
West End Girls
Home and Dry
Vocal
The Sodom and Gomorrah Show
It’s a Sin
Left to My Own Devices (Super Mix)
Go West (Village People cover)

Bis:
Domino Dancing
Always On My Mind
The Pop Kids (Reprise)