warrel dane

O vocalista Warrel Dane faleceu nessa noite aos 48 anos de idade em São Paulo. Ele se encontrava na cidade, onde estava morando temporariamente, para as gravações de seu segundo disco solo com músicos brasileiros. A causa da morte não foi confirmada, apenas sabia-se que Warrel sofria nos últimos anos com sua saúde debilitada devido à diabetes.

Nascido em Seattle, o cantor ficou reconhecido pelas suas letras extremamente trabalhadas e críticas, sendo considerado um dos melhores letristas do heavy metal, além dos timbres extremamente agudos de sua voz no Sanctuary na década de 80. O primeiro álbum da banda foi produzido por Dave Mustaine (Megadeth). Após o segundo disco, o grupo dissolveu e ao lado do baixista Jim Shepherd e do guitarrista Jeff Loomis, fundou o Nevermore.

Com o novo grupo, gravou sete discos mostrando uma nova faceta alternando timbres agudos e graves ao lado dos complexos riffs de Loomis, que ajudaram a popularizar as guitarras de 7 cordas dentro do heavy metal a partir dos anos 2000. O grupo encerrou suas atividades em 2011 por problemas internos entre os músicos que admitiram que o álcoolismo influenciou nisso.

Após isso, Dane gravou mais um disco com o Sanctuary e a partir de 2014 passou a ser acompanhado dos músicos brasileiros Marcus Dotta (bateria), Fabio Cirito (baixo), Johnny Morares (guitarra) e Thiago Oliveira (guitarra) em um convite para uma turnê solo no país. Com um excelente entrosamento com eles, Warrel decidiu convidá-los para ser sua banda de apoio e excursionou duas vezes pela Europa e começou o processo de gravação de seu segundo disco solo chamado “Shadow Work” que estava programado para ser lançado em 2018.