explosions_in_the_sky_

Quando o Explosions In The Sky foi anunciado como uma das atrações da edição brasileira do Sónar Festival muitos fãs comemoraram pois seria uma oportunidade única mesmo sendo em um festival onde a banda talvez tivesse um set reduzido e nem todas as condições de som e luz possíveis. Meses depois o festival foi cancelado deixando todos os fãs chateados com a situação.

Eis que algum tempo depois, para surpresa de muitos, dois shows do Explosions In The Sky foram anunciados no SESC Belenzinho por um preço bem abaixo do que seria no Sónar fazendo com que muitos corressem até as bilheterias do SESC esgotando os 1000 ingressos em pouco mais de duas horas de venda. E para completar mais o tempero das condições do show, no dia, após um bom tempo sem chuva, a cidade de São Paulo foi brindada com um temporal típico.

Nada disso tirou o ânimo dos presentes na primeira noite do evento que puderam conferir uma apresentação intensa, intimista e por momentos, visceral. Arricando-se em português, Munaf Rayani disse que era um sonho tocar no país e pediu para que todos fechassem os olhos. A partir dai, durante 1h30 a banda executou canção atrás de canção sem mais palavras ou interações com a plateia.

2013-05-22-1705

De canções como “Postcard From 1952” a “Yasmin The Light” o público era levado a viajar com o som e o belo trabalho de iluminação da banda que funcionava como um complemento perfeito a cada nota executada no palco. Sem letras, a interpretação para cada uma delas ficaria a cargo do ouvinte que, se deixou levar cada um ao seu modo pelas melodias e texturas sonoras que eram executadas. Alguns de olhos fechados em seus pensamentos, outros acompanhando com o corpo ou a cabeça. Como se cada canção possuísse um significado único para cada pessoa.

Apesar do significado individual de cada canção para o público havia uma catarse coletiva. Durante o tempo do show todos foram livres e deslumbraram-se com o ocorrido. Talvez esse seja o grande mérito do Explosions In The Sky. Ser capaz de, através do som, levar as pessoas a um momento único e individual sem pressões ou cobranças. E fazer isso de forma espetacular.

Setlist – Dia 22/05:

  1. The Only Moment We Were Alone
  2. Yasmin the Light
  3. Greet Death
  4. The Birth and Death of the Day
  5. Six Days at the Bottom of the Ocean
  6. Postcard from 1952
  7. Catastrophe and the Cure
  8. Let Me Back In
  9. The Moon Is Down

Setlist – Dia 23/05

  1. First Breath After Coma
  2. Catastrophe and the Cure
  3. Memorial
  4. Postcard from 1952
  5. The Birth and Death of the Day
  6. Your Hand in Mine
  7. Greet Death
  8. Let Me Back In
  9. The Only Moment We Were Alone