rottingchrist

Com duas apresentações marcadas para Julho, o Rotting Christ irá alterar seu nome temporariamente para poder cumprir sua agenda. Os dois shows, que acontecem nos dias 01 e 02 em Johanesburgo e na Cidade do Cabo respectivamente na África do Sul vem sofrendo resistência de grupos religiosos do país que também tentam impedir a apresentação dos poloneses do Behemoth nos dias 26 e 27 de março nas mesmas cidades.

Para contornar a situação, o Rotting Christ decidiu alterar seu nome temporariamente para “Χ Ξ Σ” para essas datas, declarando que as vozes religiosas que buscam calar a liberdade das mentes artísticas não irão encontrar bases para prosseguir.

Não é a primeira vez que o promotor local Shaughn Pieterse enfrenta a resistência de grupos católicos no país. Em 2015, os mesmos grupos tentaram censurar o festival Witchfest 2015 que contou com nomes como Epica, Belphegor, Kataklysm, Cannibal Corpse, entre outros. Sobre o assunto, o promotor declarou “Eu acredito que vivemos em uma sociedade democrática e arte é arte. Você não pode censurá-la. A arte é criada para provocar emoções nas pessoas. Uma vez que as pessoas passam a se sentirem ofendidas e começam a censurá-la, onde isso irá parar?