BrasilProgFest_flyer

O Brasil Prog Festival é um festival de música voltado ao rock progressivo, estilo que é constituído de músicas longas ou curtas demais, contrariando os padrões das rádios comerciais. Com harmonias complexas, o estilo queria quebrar as delimitações impostas pelo rock tradicional de 1960. As marcações de tempo eram variáveis e inusitadas, os instrumentos atípicos no conceito “rocker”, antes baseado no trio “guitarra, baixo e bateria, e letras exploravam a filosofia, a literatura clássica, a fantasia, a ficção científica, a mitologia greco-romana, as religiões e o autoconhecimento.

A primeira edição do evento acontece nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro no Centro Cultural São Paulo e conta com as seguintes atrações:

Sérgio Hinds & César de Mercês Tocam O Terço Lado B

17 de fevereiro – 19 hs

O espetáculo “Sérgio Hinds & César de Mercês tocam: O Terço Lado B” foi criado com a intenção de mostrar ao grande público canções não tocadas ao vivo há mais de 30 anos e outras que não fazem parte do setlist atual da banda O Terço, como “Lagoa das Lontras”, “Adormeceu”, “Deus”, “Gente do Interior”, “Mudança de Tempo”, “Blues do Adeus”, “No Edifício da Avenida Central”. Destaque para a complexa e aclamada a obra “Amanhecer Total”, composta por seis movimentos. A apresentação contará com dois membros da formação atual do O Terço, o guitarrista e vocalista Sérgio Hinds e o baterista Fred Barley e com César de Mercês que foi integrante da banda.

Bombay Groovy e Monstro Amigo

18 de fevereiro – 19 horas

Bombay Groovy
A formação instrumental inusitada, com o som do sitar indiano, o timbre versátil do Hammond e a “cozinha” nervosa, revela uma banda repleta de psicodelismo, exotismo e groove. A presença constante do sitar é um elemento decisivo para o som do grupo e revela seu envolvimento com a música oriental que, com Bombay Groovy, chega revisitada. Rod Bourganos, que teve aulas no Oriente com o Guru Chandranath Battacharya, toca o instrumento em pé, como se fosse uma guitarra elétrica, transgredindo assim dogmas da cultura indiana ao abandonar a postura de lótus.

Monstro Amigo
O trio paulistano Monstro Amigo foi fundado no espólio de duas bandas da capital chuvosa: O baixista Leonardo Cangellar veio da extinta Baratas Organolóides da Bolha do Rock, o baterista (Danilo Frizza) e o tecladista (Lukas Pessoa) da também extinta Piso Baixo Central. Em Dezembro de 2013 iniciaram seus ensaios e composições, pisando pela primeira vez nos palcos em Março de 2014, estreando sete composições num festival realizado na casa de shows Gillan’s Inn

Violeta de Outono

19 de fevereiro – 18 horas

A banda Violeta de Outono foi formada em 1984 em São Paulo, por Fabio Golfetti, Angelo Pastorello e Claudio Souza, moldando sua própria sonoridade ao misturar as tendências correntes na época com a psicodelia de Pink Floyd/Beatles, e rapidamente ganhou a atenção de público e mídia. Ao longo de quase 30 anos de estrada, a banda se manteve paralela ao mainstream, obtendo uma reputação cult e projeção internacional. Seu primeiro LP, homônimo, de 1987, marcado por uma psicodelia envolta em sombras, conseguiu a proeza de angariar fãs de rock progressivo e dos estilos pós-punk e dark/gótico.

O fundador do Violeta de Outono, Fabio Golfetti, é atualmente o guitarrista da lendária banda psicodélica inglesa GONG, criada em 1969 por Daevid Allen. Fabio tem excursionado por Reino Unido, Europa e Japão com o GONG desde 2012, e gravou com eles o álbum “I See You”, lançado em 2014. Em setembro deste ano, foi lançado também o novo álbum do GONG, intitulado “Rejoice! I’m Dead!”, dedicado a Daevid Allen, falecido no ano passado. A formação atual conta com Fabio Golfetti (guitarra & vocal), Gabriel Costa (baixo), José Luiz Dinola (bateria) e Fernando Cardoso (órgão, piano & synth).

Serviço:

Brasil Prog Fest @ Centro Cultural São Paulo
Sala Adoniran Barbosa
lotação: 622 lugares
Ingresso R$ 20,00
Meia R$ 10,00
https://www.ingressorapido.com.br/
Dias 17 e 18 às 19hs
Dia 10 às 18hs