Foto: Filipe Nevares

Foto: Filipe Nevares

Formada por São Paulo por Vitor Burbach “Grilo”, Lucas Pierro e Gabriel Geraissati, a Big Up vem da Zona Sul de São Paulo, mais precisamente de Interlagos com uma sonoridade que une o reggae e o rap junto de elementos da música e da cultura brasileira. Batemos um papo com o Gabriel sobre a banda, o novo vídeo e disco que acabaram de lançar e as expectativas para a apresentação que farão no Carioca Club Pinheiros no próximo dia 15. Confira:

O processo de formação da Big Up parece ter surgido bem naturalmente, e curiosamente, não parece ter sido tão planejado já que originalmente a ideia era divulgar o estúdio de vocês. Conte-nos mais sobre como surgiu essa decisão e como isso aconteceu.
Salve rapaziada que acompanha o Music Drops, Suvas aqui, representando a familia Big Up, uma honra pra nós nos comunicarmos por aqui. Exatamente meu velho, a ideia inicial era montarmos um estúdio na casa do Grilo (vocal), já que eu tinha os equipamentos e ele um quarto livre. Queríamos e precisávamos fazer uma grana, já que estávamos completamente duros hahaha, e logo no inicio do nosso estúdio, vimos que só conseguiríamos algum cliente se apresentássemos algo que tivéssemos gravado/mixado/produzido e então fizemos uma musica piloto, que rapidamente se espalhou pelo bairro (Interlagos) e naturalmente o que era pra ser um estúdio se tornou uma banda.

Vocês tem uma bagagem musical bem interessante e variada pelo que pude perceber. Como vocês trabalham todas essas influências na sua sonoridade? O que cada um apresenta e influencia na hora de trabalhar nas canções?
Todos os três são extremamente parte do projeto, eu trago a Brasilidade, o Grilo trás o reggae e o Pierro trás o Rap. Os três compõem e a salada mista se faz por conta própria, muitas ideias e referencias distintas batidas no liquidificador ate se tornar homogêneo.

Suas composições tem uma temática mais voltada a um lado positivo. Atualmente estamos vivendo tempos tensos e pesados, algo bem oposto. É uma proposta ser um contraponto ao que acontece? De que forma vocês lidam com isso ao trabalhar nas suas composições?
Isso também foi se dando naturalmente, nada planejado, nós temos um real interesse em transmutar as energias e enfrentamos algumas dificuldades, é um trabalho árduo buscar a iluminação pessoal e coletiva. Mas de fato isso se deu como uma missão para nós.

“Uni-versos” traz faixas dos seus dois EPs com canções inéditas e foi lançado no final de 2017. Por que essa decisão de juntar esse material e como tem sido a resposta dos fãs, antigos e novos, em relação ao disco?
Exatamente. Nós achávamos que ali tinham musicas muito boas para pouco alcance, e então fizemos um compilado e lançamos o álbum Uni-Versos para potencializar a energia e a mensagem dos dois EP’s. Os fãs nos apoiaram muito, a família é unida e tá na mesma busca que nós, eles entendem os processos e vestem a camisa.

Há um novo vídeo da Big Up que acabou de ser lançado. O que os levou a escolher a faixa “Eleva” e como foi a produção desse clipe?
Cara, a “Eleva” é uma música que a gente ama demais, ela sintetiza bem a banda e tem uma mensagem forte, sentimos que era hora dela ir mais longe. O clipe ficou muito massa, o Derick Borba (diretor) entendeu a linguagem da banda, e imprimiu bem as nossas ideias conjuntas no roteiro e edição. A ideia inicial era fazermos um vídeo ao vivo, mas ele foi além.

No próximo dia 15, a Big Up irá se apresentar em São Paulo no Carioca Club. O que os fãs podem esperar dessa noite?
Uma celebração de uma família que se ama muito, Big Up e Onze:20. Eu e o Vitin (Vocal, Onze:20) já passamos fome juntos, antes da Big Up sonhar em existir, e agora estamos ai, fazendo o nosso corre. Vai ser emocionante tê-los na nossa cidade.

Aproveitando sobre o show, vocês fizeram uma participação no novo disco do Onze:20, que irá se apresentar na mesma noite. Podem nos contar como surgiu essa parceria e como foi trabalhar com o grupo?
Claro. Nós sempre namoramos a ideia de fazermos um som juntos, mas as coisas acontecem quando tem que acontecer, certo? Um dia o Marlos (Baixista e compositor/ Onze:20) me ligou e disse que tinha uma música pra mostrar, quando eu recebi o áudio, quase caí pra trás hahaha. Uma pedrada! E então chamei o Pierro e o Grilo e juntos “canetamos” a nossa parte na canção, viemos falando do apocalipse duma forma ecumênica, foi bem legal aprofundar as ideias nesse tema, essa música é especial para nós, uma grande honra fazer um som com esses irmãos de tantos anos.

Após a apresentação em São Paulo, quais são os planos do grupo?
Trabalhar mais e mais o nosso álbum, dar entrevistas, lançar clipes, tocar no rádio, acreditamos na nossa mensagem e queremos difundi-la. Temos o intuito de levar bons momentos e uma reflexão positiva às pessoas que estão na busca.

Para finalizar, gostaríamos de agradecer a sua atenção em nos conceder essa entrevista e deixar esse espaço para que vocês enviem um recado aos nossos leitores.
Nós é que agradecemos, muito obrigado pela entrevista, foi muito massa. Aos leitores que nos conhecem, gratidão por estarem conosco. E aos que não conhecem estão convidadíssimos a irem aos shows e sentirem a vibe. Estamos juntos!

Confira as informações sobre a apresentação da Big Up junto do Onze20 no Carioca Club no próximo dia 15 de junho em São Paulo:

Onze20 e Big Up @ Carioca Club Pinheiros

Data: 15 de junho (sexta-feira)
Horário: 23h
Local: Carioca Club Pinheiros
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros – São Paulo
Ingressos: http://www.clubedoingresso.com/onze20-bigup?keyword=onze
Classificação etária: 18 anos