Joe Duplantier, vocalista e guitarrista da banda de metal francesa Gojira, surpreendeu alguns fãs com suas postagens recentes no Instagram. O músico veio ao Brasil e foi à Brasília se juntar aos protestos contra a PL 490 que propõe mudar a forma como as terras indígenas são demarcadas atualmente. Desde o início de junho, mais de 800 indígenas estão acampados em Brasília protestando contra o projeto de lei pressionando o Congresso para votar contra a aprovação.

Apresentado pela primeira vez no Congresso em 2007, o projeto de lei voltou à pauta recentemente com mudanças drásticas na qual, se aprovado, as terras indígenas seriam demarcadas por através de leis criadas pelo Congresso Nacional, ao contrário do que ocorre atualmente onde as terras só são definidas após um processo inciado a partir de um estudo técnico que segue para o Poder Executivo.

Outros pontos polêmicos incluem a possibilidade de exploração energética e hídrica, além de mineração e garimpo ou expansão das rodovias caso o governo tenha interesse além da permissão da entrada das Forças Armadas e Polícia Federal sem consulta aos habitantes e da criação do chamado “Marco Temporal” no qual a terra só seria considerada indígena caso tivesse sido ocupada por alguma etnia até o dia 05 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Joe Duplantier (@silvercordstudio)

O grupo é conhecido por ser sempre engajado em causas ecológicas e recentemente lançou o vídeo da faixa “Amazonia”, cuja arrecadação é destinada à APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, entidade que defente dos direitos culturais das tribos indígenas da Amazônia.

“A comunidade musical pode ser poderosa quando unida para algo significativo como isso. Tantos amigos, grandes artistas e bandas se juntaram ao movimento sem hesitar, doando instrumentos. É um esforço coletivo de tantas pessoas ao nosso redor” explica Joe Duplantier.

Confira o vídeo:

a