Foto: Thais Millon

A faixa “De Tanto Sol”, presente no disco “Good Vibration – Vol. 1”, lançado em 2020, ganhou um vídeo que chega fazendo história por ser o primeiro clipe carbono neutro do mundo, ou seja, as emissões de carbono geradas com a produção do vídeo foram compensadas com ações que evitam o desmatamento e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.

“Temos a consciência de que tudo o que fazemos gera impacto negativo ao meio ambiente, pois a natureza é perfeita sem a intervenção humana. Mas tentamos fazer a nossa parte, sabendo que podemos fazer ainda mais”, diz Alexandre Carlo, vocalista da Natiruts.

Para isso, o grupo fez uma parceria com a Carbonext, empresa pioneira no mercado de compensação de emissões de gás carbônico através de créditos de carbono, que desenvolve projetos de preservação de áreas da Floresta Amazônica. Com os detalhes de consumo da logística de produção do vídeo (voos da equipe, consumo de combustível, água, energia, etc), a empresa calculou quantas toneladas de gás carbônico foram emitidas nesse trabalho e compensa gerando “créditos de carbono” que são utilizados remunerando os donos das áreas mapeadas que preservaram os locais.

Assista abaixo o vídeo, dirigido por Mess Santos e que conta com a participação do grupo Melim:

A turnê “Good Vibration” que o grupo anunciou recentemente também terá suas emissões de carbono neutralizadas seguindo a inspiração de grupos como Pearl Jam e Iron Maiden que já realizaram turnês com a mesma compensação.