A cidade de São Paulo recebe a partir de 28 de maio a intervenção artística Big Heart Parade – Edição Mata Atlântica que reune 30 esculturas no formato de corações inspiradas em espécies típicas da região com criações de artistas engajados em causas ambientais.

A exposição pode ser conferida entre 28 e 31 de maio no Memorial da América Latina. A partir do dia 01 de junho as obras seguem para a Avenida Paulista, 1842 onde ficam expostas até o dia 01 de julho de forma gratuita.

Organizada pela Toptrends e com curadoria do artista plástico Thiago Cóstackz, a Big Heart Parade onta com o apoio do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, e o patrocínio da Liberty Seguros, uma das maiores seguradoras do país, e o apoio local do Governo do Estado de São Paulo, Mina Cultural, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e Memorial da América Latina.

Cada uma das obras será batizada com o nome de uma espécie de flora da Mata Atlântica, sendo que algumas delas estão ameaçadas de extinção, tais como: araucária, cedro-rosa, jequitibá-rosa, palmeira-juçara e pau-brasil, entre outras. Um pequeno viveiro de mudas será instalado nas bases das esculturas, em cima do totem de sustentação. Após o evento, cada uma dessas mudas será doada para projetos de plantio em escolas públicas da periferia de São Paulo.

De acordo com Thiago Cóstackz, a exposição destaca o papel da arte como agente transformador. “Durante muito tempo, alguns críticos mais conservadores rejeitavam um engajamento mais profundo de artistas e de suas produções em causas como a ambiental. Mas isso mudou, e hoje as maiores instituições artísticas do mundo têm exibido mostras, seminários e intervenções artísticas das mais diversas que visam fomentar o debate questionando os rumos de nossa civilização, que predatoriamente tem destruído áreas de natureza vasta e intocada, tornando-as cada vez mais raras e em risco de colapso”, conclui Thiago.

Para o curador da mostra, a diversidade de talentos brasileiros, tanto do ponto de vista de gênero como de etnia, também ganhou relevância. O grupo reúne os artistas Vivi Tukano, Bianca Foratori, Tamikuã Txihi, Auá Mendes, Ricardo Kaur, Enivo, Nunca,  Flipon (Felipe Yung),  Rafael Highraff, Rodrigo Pasarello,  Ju Amora,  Ju Violeta, Karen Dolorez, Luna Bastos, Pri Barbosa, Franncine de Miranda, Hope, Eva Uviedo, Possos, Ignoto, Féto, Mariana Rodrigues,  Jae Alves, Nathalia Marszam,  Guilherme Kramer , Thiago Nevs  e o Coletivo Indígenas do Vale, além de Thiago que também assina uma das obras.  O ator Reynaldo Gianechinni em uma coautoria com a artista plástica Claudia Lins e a jornalista Sônia Bridi, em parceria com o cinegrafista e fotógrafo Paulo Zero, também participam da mostra.

Confira as informações:

Big Heart Parade – Edição Mata Atlântica

Obras: 30 esculturas no formato de Coração

Data e local:  Entre os dias 28 e 31 de maio, no Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 – acesso pelos portões 12 e 13.  De 1º de junho a 1º de julho, no Cetenco Plaza –   dias úteis, acesso pela Avenida Paulista, 1842  e Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72 –  das 7h  às 22h – aos finais de semana e feriado, entrada pela  Rua Frei Caneca, 1381 – das 7h  às 22h

Entrada: Gratuita

Acompanhe as novidades @bigheartparade