No próximo dia 15 de dezembro chega às plataformas digitais o documentário ‘Andor’, dirigido por Vitor Vilaverde Dias. Gravado em São Paulo e em Budapeste, mais especificamente em Ujpest, o filme resgata a história de Andor Stern, único brasileiro sobrevimente ao Holocausto.

Filho de pais imigrantes, Stern mudou-se para a Hungria, terra natal paterna, quando era criança. Aos 13 anos, durante a Segunda Guerra, ele foi detido pelas autoridades húngaras por ser brasileiro. Sua mãe, avós, tio e tia grávida foram mortos em câmaras de gás no campo. Além de Auschwitz, Andor vivenciou os horrores da guerra no campo de concentração de Dachau.

O documentário foi um dos destaques da programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e conta com distribuição da O2 Play. A produção foi realizada pela Querô, uma instituição sem fins lucrativos que busca promover o acesso à arte e a cultura e estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e comunidades por meio da capacitação audiovisual com base na ideia da aluna Nathalia Midori, que ao conhecer a biografia de Andor, levou a proposta à produtora.

O documentário estreia nas seguintes plataformas digitais: Google Play, Youtube FIlmes, Apple (Itunes), Vivo Play e Claro TV+.

Confira o trailer: