Retornando para a sua segunda edição, após um hiato forçado devido à pandemia, o Festival GRLS! ganhou um novo local, o Centro Esportivo Tietê, próximo ao metrô Armênia e que tem recebido uma boa quantidade de eventos recentemente como o Popload Festival e na próxima semana, o grupo Paramore.

Com uma localização boa, já que está a 700 metros da estação de metrô, sua estrutura é melhor que a do antigo local do festival pois conta com grama, natural ou sintética e árvores em alguns pontos, o que proporciona uma proteção quando o sol castiga ao invés de ser todo aberto e de concreto como o Memorial da América Latina.  Por sorte, as previsões de chuva para o fim de semana só se concretizaram apenas durante o último show do último dia apesar das ameaças ao longo do primeiro dia e o sol chegou a aparecer no segundo, antes da tempestade.

Dia 1 – 04 de março

Quem abriu as apresentações foi a cantora baiana Rachel Reis com seu trabalho autoral, que fala de relacionamentos e cotidiano em meio a ritmos como o pagodão baiano, afrobeat, arrocha e ijexá combinados com batidas eletrônicas. Dentre as canções, “Lovezinho” e “Maresia”, faixa com a qual ganhou destaque.

Na sequência, Lexa transformou o festival em um baile funk com seus maiores hits como ‘Sapequinha’, ‘Chama Ela’ e ‘Combatchy’ além de brincar que poucas vezes na vida havia se apresentado em um horário cedo, tanto que a artista chegou direto do aeroporto para o palco do festival como contou animada durante seu show.

Sob os gritos de ‘Ministra, Ministra’, Margareth Menezes foi a terceira apresentação do dia. Tendo que diminuir o ritmo de sua agenda de shows depois de aceitar o convite de Ministra da Cultura, a artista encontrou espaço em sua nova agenda para levar ao festival um setlist que abrangeu todas as fases de sua carreira com faixas como ‘Faraó’ e ‘Dandalunda’ além de homenagens a Caetano e Gil. Margareth também discursou pelo fim da violência contra negros, mulheres e comunidade LGBTQIA+.

Primeira atração internacional do dia, Mariah Angeliq é norte-americana e descendente de cubanos e porto-riquenhos. Acompanhada de um DJ e duas dançarinas, a artista mostrou suas canções como ‘La Toxica’ e ‘Taxi’, que apesar de ser dos Estados Unidos, são cantadas em espanhol, assim como seus feats ‘Socadona’ com Ludmilla e ‘ANACONDA’ com Luísa Sonza, para delírio dos presentes.

Sempre carismática, Duda Beat subiu ao palco na sequência acompanhada de seu ballet e com sucessos como “Meu Pisêro”, “Bixinho” e “Nem um Pouquinho”. Para alegria dos fãs, a artista também apresentou uma música inédita, confirmando um novo álbum para breve.

Penúltima atração do primeiro dia, a norte-americana JoJo retornou ao país após 15 anos para uma apresentação que compensou a espera. Com uma voz impecável e um figurino com as cores da bandeira brasileira, a canotra se mostrou carismática, falou português com os fãs, fez covers de Rihanna e Anitta além de passar por grandes sucessos de sua carreira, fechando a noite com “Too Little too Late”.

Encerrando as atrações do primeiro dia, Sandy fez sua estreia em festivais. Mesmo com mais de uma década de carreira solo, essa foi a primeira vez que a cantora se apresentou em um evento do tipo. Para isso, ela montou um novo show, que difere da sua atual turnê, onde apresentou canções da sua carreira além de covers de Cássia Eller (a qual disse que, se estivesse viva, com certeza estaria no lineup do evento tamanha a sua importância) e Charlie Brown Jr., não deixando de fora músicas que gravou com seu irmão como “A Lenda” e “Quando Você Passa (Turu Turu)” que encerrou a apresentação.

Dia 2 – 05 de março

O segundo dia do Festival GRLS! começou pesado com o pop punk de Day Limns que encontrou fãs já esperando sua participação no festival logo cedo. O setlist seguiu o que a cantora apresenta na BVAC Tour com canções como ‘Clube dos Sonhos Frustrados’ e covers como ‘Na Sua Estante’ de Pitty. Algumas músicas da turnê foram deixadas de fora devido ao tempo de apresentação em eventos do tipo.

Acompanhada de um ballet, Majur foi a segunda atração do dia e levou ao palco do GRLS! canções autorais como “Clima” e também covers de Beyoncé e James Brown além de anunciar um novo álbum para 2023.

Com o show o show “Acústico MTV Manu Gavassi Canta ‘Fruto Proíbido’ composto por clássicos de Rita Lee, a cantora Manu Gavassi veio na sequência acompanhada de uma banda formada completamente por mulheres, fato que Manu destaca também ser celebrado com essa nova turnê cuja estreia aconteceu no festival. Canções como “Agora Só Falta Você”, “Ovelha Negra” e “Lança Perfume” fizeram parte do set, mas a artista apresentou também uma faixa própria, “Bossa Nossa”, cuja letra faz menção à Rita Lee.

A primeira atração internacional do domingo foi uma grata surpresa. Cantora, baixista e compositora, a norte-americana Blu DeTiger surpreendeu os presentes com seu groove e talento com o baixo. Em uma apresentação divertida, Blu chamou a atenção de muitos dos presentes como “Hot Crush Lover” e “Elevator” fazendo uma das apresentações mais divertidas do dia.

Em turnê na qual comemora 50 gloriosos anos de carreira, Alcione foi recebida no palco do GRLS! com muito entusiasmo pela plateia, que chegou a puxar um coro de ‘Marrom, eu te amo’ durante a apresentação. Com seu conhecido vozeirão, a artista encantou o público jovem com faixas como “A Loba”, “Meu Ébano” e “Não Deixe o Samba Morrer” além de contar diversas histórias de sua vida e demonstrar que está recuperada da recente cirurgia à qual foi submetida na coluna, motivo pelo qual ela se apresenta sentada durante boa parte do setlist. A ‘Marrom’ chegou até parar um momento anunciando que iria tomar um cafézinho em uma divertida pausa entre as canções

Apesar da configuração intimista, o show do duo Anavitória empolgou a plateia que acompanhou Ana Clara e Vitória Falcão em seus diversos sucessos. Como sempre, a apresentação delas é tomada por uma boa energia que contagia a plateia que se empolga com a dupla enquanto elas dividem os vocais das canções ou dançam pelo palco. O show também contou com uma participação de Manu Gavassi que retornou ao palco para cantar “Amor e Sexo”, de Rita Lee.

Para fechar a segunda edição do Festival GRLS! a cantora Tinashe fez um show empolgante, que nem a chuva que resolveu cair pouco após o início de seu show, conseguiu atrapalhar. Com ‘I Can See the Future’ ela abriu a noite acompanhada de dançarinas no palco e um belo figurino que chamou a atenção por suas cores laranja e um grande chapéu, o qual ela deixou de lado após algumas canções.

“Small Reminders”, “Stormy Weather”, cujo título até combinou com a chuva durante sua apresentação e “No Drama” estiveram entre as canções da apresentação que se encerrou com um bis composto de “Last Call”, “Save Room For Us” e “The Chase”

Na saída, o festival apresentou o recado para o público que os espera no próximo ano. Com sua segunda edição, o GRLS! entra para o calendário de eventos da cidade com grande estilo e promete se tornar, ao longo dos próximos anos, um dos festivais mais aguardados por celebrar o talento das mulheres com um line up exclusivo no qual pode dar destaque a grandes artistas tanto com carreira consolidada, como novas promessas que podem vir a surgir.