Foto: Lane Dorsey

Nativo de Ottawa, Canadá, o cantor Nicholas Durocher já era um músico ativo na cena da sua cidade quando a pandemia de Covid-19 fez com que ele tivesse que retornar para a casa de seus pais em um momento difícil em 2020 no qual se viu sem emprego e solitário.

Foi nesse período que escreveu a faixa ‘Run Away To Mars’, inspirada pelo filme ‘Interstellar’ de Christopher Nolan e lançada em 2021 sob o nome de TALK, ainda que o nome tenha surgido antes. “O nome nasceu, eu diria, 10 anos atrás. Eu acho que é quando eu me tornei ‘TALK’ ou quando ‘TALK’ nasceu, depende de como você olha para isso. Ele veio de dois lugares. O primeiro, eu amo Coldplay e eles me inspiram a fazer o que faço e as minhas mensagens. Eles tem uma canção chamada ‘Talk’, que eu amo muito, então eu queria um pedaço deles comigo na jornada que estava embarcando. E o outro motivo é que eu falo demais.”

A canção teve um sucesso moderado em seu lançamento mas se tornou viral em 2022 no TikTok, chegando ao #1 da Billboard’s Adult Alternative em janeiro de 2023. “Eu sou grato que ela se tornou um viral, estou feliz que eventualmente viralizou. Foi minha primeira música lançada e naquele momento eu realmente achei que era um sucesso porque foi o que chamamos de ‘baby viral’, quando alguns lançamentos performam bem com algum engajamento e tudo está bem. E para alguém que nunca havia lançado canções, eu estava com outros artistas pequenos e atingia os mesmos números que eles. Então foi algo como ‘olha, posso fazer isso’. E assim continuou, foi ganhando mais hype. E então demorou até o verão seguinte para realmente ganhar a tração que eu pensei que merecia desde o começo. Posso soar um pouco arrogante ou convencido mas quando eu fiz a canção eu tinha certeza que seria como foi. Eu tinha muita certeza. E então quando aconteceu, fiquei aliviado. Me senti validado e isso mudou minha vida. Então estou feliz que isso aconteceu ainda que tenha demorado um ano.”

O sucesso da canção e de seus singles subsequentes, mudou a vida de TALK que passou a ter uma agenda de shows cheia e está atualmente em turnê, sendo atração de grandes festivais como o Lollapalooza Chicago: “Eu estava trabalhando em empregos não muito bons e definitivamente não vivendo confortavelmente. E então tudo mudou rapidamente. Eu diria que parece rapidamente mas levou anos na verdade. Eu estava vivendo assim por quatro ou cinco anos e agora definitvamente é muito mais confortável e sou capaz de me sustentar e também a minha família, tem sido ótimo.”

Neste ano, TALK apresentou novos singles, sendo o primeiro deles a faixa ‘Afraid of The Dark’, inspirada por sua avó e primeira a ser composta para o futuro lançamento de seu primeiro álbum. “Essa é realmente especial. Sou bem próximo da minha avó e quando estava começando a escrever para esse álbum ela adoeceu no dia que estava partindo para compor e eu não tinha certeza se a veria novamente. E ela me disse ‘você tem que ir’ e eu fiquei ‘ok’ mas só conseguia pensar nisso.

“Então no primeiro dia no estúdio escrevemos uma canção sobre ela e nossa relação. E eu falei com ela e ela nos dava conselhos sobre como fazer a canção. Foi algo muito bonito e fez sentido que essa fosse a primeira canção lançada, porque foi a primeira para o álbum e também porque significa muito para mim. E agora ela está bem!”

Seu mas recente single ‘A Little Bit Happy’ chegou às plataformas digitais em junho deste ano e foi escrita por TALK como um lembrete a si mesmo. A canção é produzida por Justin Tranter que já trabalhou com nomes como Halsey e Imagine Dragons. ‘Essa canção veio quando eu comecei a ganhar popularidade e me vi mais, vi vídeos de mim. E uma coisa que acontece na internet é que quanto mais gente começa a te ver, se tornar mais viral, você começa a ir além dos seus fãs. E com isso começa a receber comentários maldosos de algumas pessoas destilando ódio em você.”

“Então eu precisei de um lembrete do que eu eu sou, eu sou bonito, eu estou ótimo, sou bom no que eu faço. E isso veio um pouco da minha namorada também me dizendo isso todo o tempo. Então eu fiz uma canção como um lembrete para mim e para qualquer pessoa  que precisasse. E acho que por isso foi bem recebida.”

O primeiro álbum de TALK tem previsão de chegada para esse ano. “Para o outono. Eu não sei exatamente a data, mas haverá um álbum, o primeiro e ele terá os singles que foram lançados até agora e mais seis canções talvez, eu acho que um total de dez ou onze, mas vamos ver”. Além dos singles já lançados, o cantor comenta que algumas das faixas que tem apresentado em turnê devem compor o material. “Há algumas canções que tenho tocado que estarão no álbum mas que ainda não foram lançadas online e talvez estarão lá”.

Por ser um artista ativo nas redes sociais e ter se tornado conhecido pelos fãs através delas, principalmente pelo TikTok, chamou a atenção dos brasileiros que são bem conhecidos pelo seu afeto e o clássico recado de ‘come to Brazil’ nas redes dos artistas. “Eu adoraria ir ao Brasil. Eu recebo mensagens desde o começo, desde ‘Run Away To Mars’. Muitas vieram do Brasil e ouço bastante o ‘come to Brazil’, o que eu amo. Me parece um povo bem acolhedor e fico feliz. E eu vejo toda hora fãs brasileiros nos comentários, mandando mensagens e amor.”

E para retribuir o carinho, TALK deixou um recado para os fãs brasileiros:

“Meus fãs brasileiros, eu amo vocês. Eu vejo vocês e estarei ai assim que puder. Obrigado por todo o amor que vocês sempre me dão. Vamos festejar, e vamos ter um grande show. Iremos atravessar a noite e vamos festejar mais e ver o nascer do sol juntos. Amo vocês e espero vê-los em breve.”

*A entrevista foi editada e condensada para melhor clareza.