Elogiado pela crítica especializada, o trio norte-americano Russian Circles desembarcou no Brasil para uma única apresentação em São Paulo precedido por uma expectativa criada pela reputação acerca do grupo.

Sem palavras, Mike Sullivan (guitarra), Brian Cook (baixo) e Dave Turncrantz (bateria) subiram ao palco e por aproximadamente 90 minutos executaram canção atrás de canção com sons ambientes e ruídos entre elas em uma dinâmica de faixas que iam do peso intenso a passagens leves, até deixarem o local apenas acenando sob ovações.

Essa proposta era acompanhada da ambientação do Cine Joia, pouco iluminado criando uma atmosfera altamente introspectiva na qual as músicas atuavam como uma trilha sonora de uma viagem intensa sonora onde, sem a necessidade palavras em letras ou para introduzir as canções, o grupo utilizava apenas das texturas dos instrumentos nas faixas para transportar a audiência ao seu destino.

Sendo a primeira passagem do grupo pelo país, o setlist acabou fazendo um breve apanhado de sua discografia com foco em seu último lançamento ‘Gnosis’, cuja faixa título foi recebida com aplausos pelos presentes, assim como ‘Youngblood’ e ‘Mlàdek’ que encerraram o set e eram as mais aguardadas pelos brasileiros que, após décadas de espera, saíram do local extasiados pela experiência sonora que o grupo faz ao vivo.

Antes do Russian Circles subir ao palco, os brasileiros do E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante fizeram a abertura da noite e agradeceu aos presentes, comemorando seu retorno aos palcos recentemente, de onde estavam afastados por conta da pandemia.

Bem recebidos pelos presentes que chegaram cedo, o grupo, também instrumental, seu setlist passou de forma geral pela sua discografia cuja sonoridade post-rock passeia por melodias mais indies e leves em contraste com o Russian Circles.

E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante

Russian Circles

Setlist Russian Circles

Station
Harper Lewis
Conduit
Afrika
Quartered
Betrayal
Gnosis
Deficit
Youngblood
Mlàdek

Setlst E a Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante

Ausente
Bruce Willis
Pequenas Expectativas, Menores Decepções
Já não ligo se der tudo errado
Medo de Tentar
Medo de Morrer
Ticotuco
Oblívio
Infamiliar
PMR